segunda-feira, 13 de abril de 2009

Sem título

Um desenho sem título é uma raridade entre os meus desenhos. Este aqui é a tinta-da-China, em tamanho A4 e foi realizado lá para fins dos anos oitenta, princípio dos noventa.

7 comentários:

luisM disse...

O branco do fundo é um bocado inquietante. O bicharoco estacou, aparentemente pela barata, mas o que o ameaça é outra coisa. Vá-se lá saber, nem o cavalinho sabe, apenas pressente!
Muito mais luminoso que o costume, mas a luz é muito crua. A barriga iluminada ajuda a torná-la irreal (a luz). A cara do pelicano(?) é que me parece um pouco expressiva em demasia.

No fim, o que aconteceu ao centauro?

Também não deves saber pressuponho!

Silvares disse...

E pressupões tu muito bem!
É curioso verificar que, nesta época, o meu desenho era muito mais baseado na linha que na mancha. Realmente, a utilização da luz é um tanto desajeitada. Enfim, muita BD a misturar-se com outras linguagens. Este foi um dos vários desenhos que não utilizei no meu trabalho final de Desenho V (acho eu que era Desenho V).

luísM disse...

Quando falei da luz, não lhe estava a por defeitos. Foi o que me chamou logo à atenção, e não me parece que esteja assim tão "desajeitada". Na altura não deves ter pensado nisso e não foi controlada, possivelmente. Mas dá-lhe " o tom".
(Isto não é fácil dizer, porque quando escrevo a imagem está escondida, e quando a aumento para o pormenor, não vejo tudo. Ficam as primeiras impressões.)

MUMIA disse...

há aqui influências dos desenhos do Amadeo de Sousa Cardoso.
(???)--- Faz-me lembrar.

Silvares disse...

Olha, bem lembrado! Sempre gostei daqueles "XX Dessins". Do melhor e mais espectacular que já vi em termos gráficos.

Silvares disse...

LuisM, podes por defeitos. Eu sei que, na minha qualidade de deus, tenho alguns (muito pequenos) defeitos.

Jo-zéi F. disse...

uns pequeniiiitttoooossss...